Seguidor Solar Fotovoltaico
- eel2019
- 13 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Seguidor ou rastreador solar é um sistema que pode ser aplicado em painéis fotovoltaicos com o objetivo de otimizar a captação de energia solar ao longo do dia. A ideia é fazer com que as placas fotovoltaicas estejam sempre direcionadas ao ponto de máxima radiação.
Os painéis móveis possuem uma grande vantagem em relação aos painéis fixos, que é a de aproveitamento do espaço, uma vez que geram mais energia considerando uma mesma área de utilização. Além disso, a captação de energia é otimizada durante todo o dia, e não só durante um período específico.
Por outro lado, apresenta as desvantagens de maior custo e uma maior necessidade de manutenção comparado ao dos painéis fixos.
Os painéis fixos são os mais simples e fáceis de manter e instalar, porem esses tem uma exposição reduzida à raios diretos e aos difusos. Sua simplicidade vem do fato que eles não são fortemente afetados pelo vento, não exigem espaço entre as unidades e tem manutenção reduzida, por não possuírem partes móveis.
Seguidores solares podem ser divididos basicamente em dois tipos: seguidores passivos e seguidores ativos.
Os seguidores passivos são sistemas mecânicos que utilizam gás comprimido de baixa temperatura de vaporização para mover o painel de leste para oeste através da gravidade. Conforme é fornecido calor ao material, o gás se expande, passando do estado gasoso e condensando no lado oposto. É um modelo simplificado e não serve em lugares onde há pouca variação térmica. Por depender da variação da temperatura do gás, ele leva aproximadamente uma hora para o seu ajuste a partir do nascer do sol, mas existem maneiras de remediar este efeito.

Fonte: ZOMEWORKS CORPORATION.
Para ajustar o ângulo de inclinação em sistemas ativos utiliza-se mecanismos mecânicos para mover a placa, assim como microprocessadores com sensores de luminosidade ou algoritmos baseados na data e na hora, ou uma mistura de ambos, para encontrar qual a inclinação ideal. Esse tipo de sistema apresenta alto grau de precisão e utiliza energia para mover-se, então é ideal que ocorra mínimo de movimentação. Portanto o algoritmo deve ser programado de forma que sejam realizadas apenas ajustes que resultarão em ganhos consideráveis.
Eles podem ser implementados a partir de sistema de eixo único ou eixo duplo. Os de eixo único, fazem o movimento para apenas uma direção, e podem ser do tipo polar ou horizontal. São mais adequados em lugares de baixas latitudes como os trópicos e perto do equador.

Fonte: Hydro Sanat Sharif.
Os seguidores de eixo duplo são mais adequados em altas latitudes e se movimentam horizontal e verticalmente, de modos que os painéis fiquem perpendiculares aos raios solares durante todo o dia. Costumam ser mais complexos e geralmente não apresentam um bom custo-benefício, pois são caros e menos resistentes. Adicionar o outro eixo de movimento aumenta substancialmente o custo e complexidade e não trazer grandes melhoras em performance. Sua utilidade principal aparece em locais de alta latitude, pois o movimento do sol ao longo do ano pode ser acentuado.
Comments